Moby Leva Portugal ao Mundo

Nome: MOBY
Escolas: Casa de Infância de Santo António, EB José António d’Ávila, Escola Profissional da Horta

MOBY é o nome do pequeno veleiro que está a ser trabalhado nos Açores, por escolas da ilha do Faial. Alunos de diferentes idades, pertencentes a três escolas da região foram envolvidos no projeto que teve a coordenação local da Oceans-on® e da Câmara Municipal da Horta.

O MOBY começou por ser apresentado a meninos do Pré-Escolar da Casa de Infância de Santo António e a alunos do 1.º e 2.º Ciclo do Clube do Mar da EB José António d’Ávila.

Coube ao Clube do Mar a responsabilidade de batizar o barquinho. Inspirados numa das personagens do Oceans-on®, a escolha recaiu em MOBY que, como se sabe, nos remete para a mais famosa baleia da literatura e cultura popular: Moby Dick. E sendo o Faial um local privilegiado para o avistamento de cetáceos, o nome escolhido não podia ser mais inspirado.

O MOBY seguiria então para a fase de montagem tendo, para o efeito, sido entregue a alunos do curso de Eletricidade Naval da Escola Profissional da Horta e numa fase posterior ao Clube Naval da Horta.

Enquanto isso, os alunos do Clube do Mar começavam a preparar os primeiros esboços de decoração do MOBY e foi já com o veleiro montado, que puseram mãos à obra e transformaram o MOBY num digno representante da cultura açoriana.

Em Outubro de 2016, o MOBY é lançado ao mar. Trata-se do primeiro de três veleiros portugueses a ser posto a navegar no âmbito do projeto “Leva Portugal ao Mundo”. O seu lançamento integra-se numa regata internacional promovida pelo projeto educativo norte-americano Educational Passages, em que participam vários países do Arco Atlântico.

O evento de lançamento do MOBY conta com a participação de quase 200 pessoas, entre alunos e professores e convidados, a bordo de um cruzeiro da Atlânticoline.

Uma vez lançado, cabe aos alunos que o trabalharam seguir a rota do MOBY enquanto atravessa o Oceano ao sabor do vento e das correntes.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>